terça-feira, 22 de março de 2011















Por meio de bate-papos em grupo ou palestras e com auxílio de materiais educativos as comunidades de Ubatuba participam do projeto

A escritora Silmara Retti, autora do livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?”, está desenvolvendo o projeto "Blablablá Positivo", em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba.

O objetivo é levar informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids à escolas e comunidades, de maneira alegre e descontraída.

O projeto é levado aos bairros por meio das escolas, unidades de saúde da família e associações de bairro. Até o momento, mais de 20 comunidades já foram visitadas.

Sobre o projeto
O projeto consiste em realizar bate-papos em grupo ou palestras, com o auxílio de materiais educativos, próteses de órgãos sexuais femininos e masculinos, bem como preservativos para demonstração, fotos de doenças sexualmente transmissíveis e vídeos que falam sobre a prevenção.

Durante a palestra, Silmara abre espaço para as dúvidas do público e conta um pouco de sua história como portadora do vírus HIV.

Silmara explica que o evento é diferente em cada lugar. “Nós procuramos trabalhar de acordo com a realidade de cada bairro. Para mim é importante ir ao encontro das pessoas e falar a língua delas. Se vou a uma comunidade evangélica, costumo levar hinos para finalizar a palestra. Se formamos um grupo de adolescentes, finalizamos com um som mais pesado. Muitas vezes, a própria comunidade prepara uma peça de teatro ou uma apresentação musical. As pessoas ouvem, questionam, mexem no material, dão risada e se emocionam com a minha história.”

Reconhecimento
O projeto já está repercutindo positivamente e ganhando adeptos que querem trabalhar como voluntários.

De acordo com assessoria da prefeitura, o diretor nacional do Programa de DST/Aids, Eduardo Barbosa, tomou conhecimento do trabalho desenvolvido em Ubatuba e enviou uma mensagem, dizendo que quer irá ao município para participar e conhecer de perto o projeto.

Para o início de 2010, o "projeto Blábláblá" será apresentado em Minas Gerais, pelo jornalista Guto Tavares, fundador da prestigiada revista Camarim.

Para receber a palestra
Como parte do projeto, foi criado o blog: blablablapositivo.blogspot.com. Nele, as pessoas se informam, postam suas dúvidas sobre DST/Aids e também podem agendar palestras.

Os interessados também podem ligar para a escritora, pelo número (12) 9150-3448 .

Fonte: Assessoria de Comunicação – de Ubatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário